Código de Regulamentação da Piada Publicitária. Um texto meu e do Edu Lima.

Art 1º O presente código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor visando acabar com o risco do mesmo se sentir ultrajado por uma dessas piadinhas publicitárias.

Art. 2° Entende-se como piadas: comentários de mau gosto, mesmo que seja um gosto, duplo-sentido, trocadilhos, chistes, brincadeirinhas e toda e qualquer mensagem que faça muitos rirem e poucos, não.

Art. 3° Estão proibidas as piadas de sogra. Visando assim proteger a AAS (Associação de amantes das sogras), a AGAS (Associação de genros que adoram sogras) e, claro, as sogras que vêm sendo vítimas por longos anos de piadas que só reforçam um estereótipo.

Art 4º Estão proibidas piadas com outras nacionalidades. Em especial, piadas que brinquem com a inteligência dos portugueses, com os membros ou olhos dos japoneses.

Art  5º Estão proibidas toda e qualquer mensagem publicitária que façam uso da guerra dos sexos. Homens e mulheres devem estar sempre em perfeita comunhão e harmonia. Propaganda não deve disseminar a discórdia. O mundo será melhor assim.

Art 6º O personagem “amante” não poderá mais aparecer em hipótese alguma. Ele fere os códigos de honra e conduta. Sendo assim, Ricardões e todos os outros elementos desse porte estão excluídos, preservando, portanto, a família brasileira.

Art 7º Piadas que envolvam animais não serão mais aceitas. E junto com elas, as expressões: churrasquinho de gato, chutar cachorro morto, engolir sapo, matar cachorro a grito, tirar o couro, comer um boi e tantas outras que perpetuam a idéia de maus-tratos aos bichinhos. Lavar a égua e pentear macaco pode, por incentivar a benfeitoria.

Art 8º Piadas machistas devem ser retrabalhadas até ficarem sem graça.

Art 9º Piadas de papagaio. Ver artigo 7.

Art 10º Mulheres feias só poderão ser utilizadas em caso de comerciais que contem histórias de redenção, de superação, de quebra de barreiras. A desvalorização da mulher tendo como premissa a piada está terminantemente proibida.

Art 11º Piadas que estereotipem surfistas, loiras e loiras surfistas devem ser evitadas.

Art 12º Comerciais que utilizem como mote a especificidade física de uma pessoa não serão mais aceitas. Cabeções, vara-paus, saracuras, baixinhos, narigudos, barrigudos estão assim protegidos para todo sempre.

Art 13 º Piadas de conteúdo escatológico serão analisadas com rigor. Meleca, pum e arroto não foram feitos para se mostrar em público. As expressões catota e caquinha podem ser usadas, contanto que o comercial mostre um bebê sorrindo.

Art 14º Comerciais que façam menção de sucesso ou fracasso sexual mesmo que por uma simples brincadeira serão retirados do ar. Sexo não é engraçado e deve ter apenas fins reprodutivos.

Art 15º Comerciais que brinquem com choque estão proibidos segundo petição da Associação dos Eletricistas do Brasil.

Art 16º Comerciais que brinquem com água, idem. Segundo petição da Associação Hidráulica Brasil.

Art 17º Comerciais que brinquem com fogo, também, não. Ademais, quem brinca com fogo faz xixi na cama.

Art 18º Comerciais que façam crianças rirem sendo que a mensagem era para adolescentes devem ser evitados. O riso, quando permitido, deve se ater ao seu público-alvo.

Art 19º Comerciais sem graça, com jingles e trocadilhos saudáveis, fórmulas já conhecidas, com pessoas felizes e sorridentes estão permitidos, pois mostram o mundo como ele é.

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10 pensamentos sobre “Código de Regulamentação da Piada Publicitária. Um texto meu e do Edu Lima.

  1. Salgueiro disse:

    Prezado Sr. Kassu.

    Gostaria de saber se piadas na categoria “pinto pequeno”, enquadram-se no artigo 12º, 14º ou em ambos.

    Atenciosamente

    Salgueiro Nakashimoto

  2. fabiochap disse:

    Boa ideia ótima, cara. Eu procurava seus textos da Billboard na net e não achava.
    Também me incentivou a postar os meus textos fora do Face.

  3. fabiochap disse:

    boa ou ótima? as duas coisas.

  4. Debora Blog disse:

    “O homem é o único animal que ri” Aristóteles. “Menos na propaganda” Débora Blog

  5. Belo texto. Se te somar alguma coisa, outro dia fizemos um “manifesto” que trata mais ou menos do mesmo assunto: http://www.chicomedeiros.com.br/Manifesto
    Abraço!

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