“Não aja como um artista. Criativos não são artistas.” No momento em que essa frase apareceu, tive a total certeza que aquela oportunidade era única. Por quatro horas, tive o privilégio de ouvir uma palestra do Dave Trott. Sim, foram quatro horas. E poderia ter sido o dobro. Gente sem conteúdo é que nos cansa em segundos.
Talvez você já tenha percebido, mas em todo caso, vai lá: eu sou ácido. Segundo o Wilson Mateos, a minha acidez já é uma entidade à parte. E essa entidade adorou a palestra. Como não gostar de um cara que fala: “o problema na criação é que eles acham que são os espertinhos da criação. E por isso mesmo, deveriam tentar voltar a ser a pessoa que eram antes de trabalhar em criação.” Isso é música.
Quer mais uma? “Procurar referência na internet não é pensar, é ir ao shopping.” Tem mais: “Nossa função é a insolência. Se a criação não pode ser desobediente, que setor pode ser?” E aí, ele fez um paralelo com a famosa frase do Steve Jobs: “é mais divertido ser um pirata do que entrar na marinha.” Belo ponto. Tem muito marinheiro querendo navegar nas águas tranquilas do release caprichado e do trabalho nem tanto.
Dave Trott dissertou sobre a grande diferença entre dizer e fazer. É fácil dizer que você quer um trabalho genial e colocar o médio na rua. Difícil é manter essa conexão entre dizer e fazer. E ele seguiu dissecando, sem medos. “Para cada Gorila da Cadbury, existem 99,9% de trabalhos que não chegaram lá. Porque a grande maioria do que vai para rua é um lixo.”
Espancou as pesquisas, criticou educadamente o retroplanejamento, declarou amor absoluto ao processo de criação. Comentou sobre budismo, lado esquerdo e direito do cérebro, presidiários criativos, Bill Bernbach, Freud e muito mais. Falou de tudo, menos dele mesmo. É um romântico. E talvez seja isso. Acidez é, no fundo, romantismo puro. Paixão. Uma sensação que as coisas poderiam ser melhores. Que a essência do trabalho em publicidade ainda é criar algo a mais do que lobby ou um personagem para si próprio.
PS: para saber mais sobre Dave Trott: http://www.cstthegate.com
Conta mais. Abraço!
Vou jogar umas histórias depois. abs
Posso dizer aqui que o senhor faz falta por aqui?
Dito e registrado. 🙂
Belo texto. Conta como ele bateu educadamente no planejamento?
Tks.
Abs
Eu vou ver como contar isso de um jeito mais educado ainda. 🙂
abs
Pode ser com acidez também. 🙂 abs
Indolência ou insolência?
Certa a resposta. Valeu pelo toque.
Texto verdadeiro. Muita gente de agência deveria ler para absorver um pouco mais dessa acidez e verdade que faz falta no nosso mercado.
no tempo certo precisamos tomar um café.
Abraço forte. Puta texto.
Marcos Ferraz
Bom texto.
Que venha a acidez. Essência.
Grande Kassu, sinto falta de novas postagens. Tempo curto, né?
É complicado pelo tempo e pelo receio de falar mais do mesmo. Mantenho 1 texto por mês que é o compromisso que eu tenho com o Meio&Mensagem, mas pode ser que em algum momento, eu escreva alguns mais curtos. Grande abraço e obrigado pela mensagem.